sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Perdão o Primeiro Passo Para Recomeçar




Perdão um caminho nem sempre fácil  mas necessário, 

possível e eficaz!

Precisamos Urgentemente Perdoar!

O que significa a palavra perdão*?
A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir, esquecer uma dívida*
Ou seja, quando decidimos perdoar alguém estamos cancelando qualquer “dívida” que essa pessoa possa ter conosco, pode ser uma dívida emocional, ou financeira não importa nós estamos dizendo “você esta livre de qualquer coisa que me deve”.
È fato que estamos vivendo em um mundo cada vez mais influenciado pelo maligno, os conceitos de moral se perdem, os princípios de uma geração que vive a ausência dos pais, a ausência dos bons exemplos, a quebra dos bons costumes etc...
“Estamos numa época prevista nas escrituras, numa época profeticamente turbulenta e trabalhosa", com todas essas características vemos todos os dias pessoas sendo magoadas e magoando, pessoas sofrendo de enfermidades na alma sofrendo o prejuízo causado por outras pessoas, se essas pessoas tinham intenção ou não de magoar isso é outro assunto bem mais profundo, se são cristãos ou não, isso não vem ao caso, todos vamos errar mais cedo ou mais tarde com alguém, porém o ser cristão nos dá a responsabilidade de liberar qualquer pessoa de qualquer dano que tenha nos causado, e principalmente fazendo isso seremos livres dos prejuízos.
Veja: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus”.2 Timóteo 3:1-4 

A palavra de Deus nos adverte que no mundo jaz o maligno (1 Jo 5.19), que nossa guerra não é contra o natural , carne ou sangue, mas contra o inimigo espiritual que são os principados e potestades do mal (Efésios 6.12).
 O inimigo é sagaz, astuto (Efésias 6.11) ele sabe como usar as pessoas para nos magoar, para atacar os pontos onde na vida já padecemos, ou uma área que nesse momento tem sido desafiadora, ele usa as pessoas seja com ações ou palavras, ele sempre vai tentar colocar mágoa, ódio, frustração, enfim sentimentos que nos privem da graça de Deus que nos faça distanciar de Deus veja: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”. Hebreus 12:14-15
Efésios 4:26-31 (NVI) "Quando vocês ficarem irados, não pequem". Que o sol não se ponha enquanto vocês estiverem irados, e não deem lugar ao diabo... Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade seja tirada de entre vós.
 Temos vários exemplos na bíblia de pessoas que foram gravemente feridas, magoadas, rejeitadas, humilhadas e maltratadas gratuitamente, podíamos citar como exemplo José que foi humilhado e vendido por seus próprios irmãos, ou Moisés que sofreu a rebeldia do povo que ele liderava, Davi que sofreu a traição do seu próprio filho , mas o maior exemplo de humilhação, de dor, de sofrimento é sem dúvida o de Jesus, pois ele não havia cometido erro nenhum que tivesse como paga a morte e o espancamento publico, sua sentença foi  morte de cruz, mas ele disse uma frase libertadora enquanto sofria inocente : “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes” .Lucas 23:34
Jesus liberou aqueles homens pelo perdão, mesmo com dor, mesmo sendo maltratado de uma maneira que não dá pra descrever com palavras, ele perdoou, ele disse em outras palavras: “Pai esses homens estao livres de qualquer dívida por essa ação, pois eles nem imaginam o que estão fazendo”.
Aleluiaaaaaaaaaaaaa!! Quanta graça e amor há nesse gesto?
Jesus discernia as coisas espiritualmente ele sabia que aqueles homens estavam sobre forte influência malígna para matar o filho de Deus, ele sabia das limitações daqueles homens, ignorantes espirituais, sem perceber a verdade, o próprio Deus na frente deles e eles nem sequer notaram, eles zombaram de Deus, humilharam seu filho como condenado, maldito, Jesus tinha todos os motivos para dizer pai mate-lhes agora, ele tinha poder para isso, se vingar, pegar toda aquela dor e transformar em ódio, mas ele era Deus, ele sabia como agir e agiu, nos deixando o maior exemplo de perdão e amor pela humanidade que podemos lembrar.
Agora temos uma chave que liberta, o perdão é uma chave de libertaçao, você deixa livre quem te feriu, e também recebe liberdade veja alguns textos que esclarecem bem isso.
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15).
“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;”Mateus 6:12
“E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal” .Lucas 11:4 
Nessa passagem Jesus ilustra bem o que deseja que façamos dando exemplo muito claro vejamos: Mateus 18. 15-35
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? "
Jesus respondeu: "Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.
"Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.
Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata.
Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida.
"O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’.
O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.
"Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’
"Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’.
"Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.
"Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou.
Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’
Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia.
"Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão".
Amados esse texto é muito claro, primeiro a indagação de Pedro sobre quantas vezes devemos perdoar, Jesus responde prontamente que não 7 que é o numero da perfeição na bíblia, mas 70 x 7, ou seja perdoe além, quantas vezes forem nescessárias, não importa qual seja a divida, perdoe.
Depois ele fala uma parabola de um servo que devia muito ao seu senhor e foi perdoado, mas esse servo não teve compaixão e não perdoou a quem lhe devia bem menos, essa relação se faz do Pai que tanto nos perdoou e de nós que as vezes não perdoamos tão pouco em relação a obra de Jesus!
Queridos não é fácil, eu sei bem por experiências dolorosas que passei com pessoas que amo muito, que me rejeitaram, trairam, enganaram, humilharam, agrediram por diversas vezes eu os perdoei, mas de tanta ferida que deixei acumular esqueci do perdão, deixe a amargura entrar, a revolta, a justiça própria, humana , falha, sem senso algum para julgar, mesmo as piores atitudes, só Deus é o Juiz, só ele dá a sentença, ele conheçe os corações, ele sabe o que levou cada um a fazer o que fez, se não na maioria das vezes o inimigo, a própria natureza carnal nos leva a erros gigantescos, porém diante de Deus perdoaveis.
A escritura diz que o único pecado que não pode ser perdoado é a blasfêmia contra o Espírito Santo, isso já é outra coisa, mas qualquer erro humano contra nossa vida deve e pode ser perdoado, coloquemos na cruz, deixemos nas mãos do juiz, liberemos as pessoas, para que também possamos ser livres de qualquer culpa, pecado ou sentimento.
Quando perdoamos somos curados de enfermidades que às vezes por anos carregamos veja essa passagem, Jesus viu o paralítico mas antes de cura-lo o perdoou, o livrou de uma dívida e depois o veiu milagre :
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão perdoados".
Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: "Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? "Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: "Por que vocês estão pensando assim?
Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’?
Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" — disse ao paralítico — "eu lhe digo: levante-se, pegue a sua maca e vá para casa".Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus. Lucas 5:20-25 
A Psicologia hoje  busca incessantemente cura para males como depressão, sindrome do pânico entre outros e até a ciência luta pra curar o cãncer, e ambas levantam a questão de que essas enfermidades tem como influência além de outras coisas, sentimentos negativos como rancor, ódio, mágoa etc...
Então amados para que sejamos livres, liberemos quem nos ofendeu, pense bem coisas recentes e as vezes de muito tempo atrás, não importa libere, perdoe, e seremos perdoados e livres em nome de Jesus para uma vida de paz e abundância.
O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado, liberta-o da culpa pelo pecado. Este é o sentido pelo qual Deus “esquece” quando perdoa (Hebreus 8:12). Não que a memória de Deus seja fraca. Por exemplo, Deus lembrou-se do pecado de Davi a respeito de Bate-Seba e Urias muito tempo depois que Davi tinha sido perdoado (2 Samuel 12:13; 1 Reis 15:5). Ele liberta a pessoa perdoada da dívida do seu pecado, isto é, cessa de imputar a culpa desse pecado à pessoa perdoada (veja Romanos 4:7-8).
 Sua Serva no Evangelho Pra. Graziella Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário