sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Como Trabalhar com Ímpares (S.D.V.)


 Um Ministério de Cura e Restauração para a Igreja

 SOMOS UM EM CRISTO!

Não dá para a igreja brasileira tapar os olhos! No Brasil, os solteiros, divorciados e viúvos (S.D.V) com idade acima de 30 anos já somam 35 milhões, destes 20 milhões são mulheres e 15 milhões são homens e muitos destes estão na Igreja.

Graças a Deus, nestes últimos 15 anos, a igreja tem gradativamente se sensibilizado com estes irmãos, formando grupos de apoio que vise atendê-los em suas necessidades. Neste período o mesmo está acontecendo com Igrejas Evangélicas em toda a América Latina. No entanto, conforme dados levantados pelo Ministério Apoio, SEPAL e OIKOS, cerca de 80% das Igrejas Evangélicas Brasileiras não possuem um ministério com solteiros, divorciados e viúvos.

• Em alguns casos há pastores que têm visão e desejo de formar um ministério em sua Igreja, mas não sabem como.
• Existe um bom número de lideres que não vêm com bons olhos um ministério para os S. D. V.

Alegam que esta fragmentaria a igreja, sendo melhor para eles estarem envolvidos nas atividades comuns na Igreja. Outros afirmam que a formação de mais um ministério enfraqueceria os já existentes, alguns argumentam ainda que há muito risco em aproximar pessoas carentes, o perigo de relacionamentos pecaminosos pode ser uma ameaça e não um beneficio à Igreja.

Estou convencido que um ministério com SDV, além de necessário é altamente benéfico à Igreja, pelas seguintes razões:

1ª -  Porque a família no Brasil está sendo destruída! A responsabilidade de preservar e de cuidar dos feridos é da Igreja Evangélica. Para cada 10 casamentos no Brasil, três terminam em divórcio e em algumas regiões este número já chega a cinco.

2ª - Porque 65 % dos que buscam um segundo casamento não estão sendo bem sucedidos.

3ª - Porque 68% dos que buscam um terceiro casamento não estão sendo bem sucedidos.

4ª - Porque 40 % dos casamentos de filhos de divorciados, estão repetindo a experiência de seus pais.

5ª -  Porque os solteiros, divorciados e viúvos em sua grande maioria não encontram seu espaço na Igreja.

6ª - Porque eles têm um potencial enorme no apoio e envolvimento com missões.

7ª - Porque eles precisam ser ministrados em áreas especificas de suas vidas. Beneficiando sua condição de vida.

8ª -  Porque há três necessidades básicas no ser humano: ser amado, ser valorizado e sentir-se parte de algo.

Não há um padrão para um ministério com solteiros, divorciados e viúvos. Dos mais de 100 grupos que tenho conhecimento, cada um está adequado à realidade de sua Igreja.

QUANTO AO OBJETIVO:
O Grupo tem como objetivo principal uma visão terapêutica buscando atingí-los em cinco áreas especificas: espiritual, emocional, social (possibilitando comunhão, a interação entre as pessoas), orientação sexual e envolvimento dos mesmos em missões, sejam em trabalhos evangelísticos ou tarefas sociais.
QUANTO AO PÚBLICO:
Existem grupos só para jovens adultos (30 a 45 anos), outros só para mulheres divorciadas, outros só para viúvas, outros mistos (com solteiros, divorciados e viúvos de ambos os sexos).
QUANTO À PERIODICIDADE:
Nossa reunião deve acontecer semanalmente , com formato de pequenos grupos (CEP) e uma vez por mês faremos comunhão e passeios para que haja maior entrosamento entre os irmãos.
QUANTO À PROGRAMAÇÃO:
Há grupos que dão ênfase ao ensino, outros à comunhão (com dinâmicas) e outros que combinam as duas atividades.

A participação de pregadores, pastores, psicólogos desenvolvendo tema do interesse do grupo. Eventos em pizzaria, restaurantes, acampamentos, churrascos, caminhadas, passeios, etc.

Algumas igrejas têm o grupo de apoio aos S.D.V. acoplado às atividades do ministério da família, sendo assim, sempre que este ministério realiza eventos para a família na Igreja há uma oficina especifica a eles.

Minha orientação é sempre no sentido dos líderes discernirem que tipo de atividades se adequa melhor à realidade de suas igrejas: Uma sala na EBD, um encontro por mês, uma célula ou grupo de comunhão no meio da semana, etc... Se há lideres, um programa e apoio da liderança no acompanhamento e entusiástica divulgação das atividades do ministério, com certeza ele será bem sucedido. 

Algumas alterações feitas para se encaixar na nossa visão dos Ímpares* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário