sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SER CRISTÃO NÃO É SER RELIGIOSO.(Parte 1)



Há uma grande diferença entre ser Cristão
e ser religioso.

Sim ao Cristianismo, não a Religião

No Princípio da minha conversão ao cristianismo não me importava de ser chamda de religiosa, pois todos me diziam que ser “evangélico é ser religioso”, em parte isso é uma verdade.
O tempo se passou e eu comecei a estudar mais profundamente o significado de ser um Cristão, e de ser um religioso, nossa que susto!
Uma coisa nada tinha a ver com a outra, pasmem! Eu simplesmente pude compreender o que Jesus falava aos religiosos do seu tempo( Escribas e fariseus, etc.): Mt 5.20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Esses homens assim como os Judeus tinham muitas práticas religiosas baseadas na Lei do Velho testamento, mais eles nada sabiam sobre Jesus e sua graça, eles não reconheceram Jesus como filho de Deus, não entenderam que ele era o Messias que os profetas anunciaram. Foram exatamente os religiosos que assassinaram o Filho de Deus, e assim é exatamente nos dias de hoje.
Você sabe o que significa a palavra religião no original?
A palavra religião significa segundo Lactâncio, escritor cristão (m. 330 d.C.), a palavra no original vem de religare (“ligar”, “prender”).
No sentido de uma busca do homem de se religar a Deus de alguma forma, todos indistintamente buscam essa “religação”.
O evangelho é o contrário disso é Deus mostrando a ligação com o homem através de Jesus, o homem em seu raciocínio lógico busca meios de se religar a Deus, por isso tantas religiões diferentes são inventadas, a maioria se baseia em experiências e teorias humanas sobre como Deus é e o que ele deseja.Deus nos diz algo sobre isso em : Isaías 5.13 Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento;
Ele diz que o seu povo é levado cativo por lhes faltar entendimento, entendimento de quê?Entendimento sobre quem é Deus, sobre o que ele deseja e principalmente sobre seu plano perfeito para o homem.
Quando começamos a entender o plano de Deus através de Jesus Cristo concluímos que isso nada tem a ver com práticas religiosas, ou qualquer coisa que nos “vendam” como religião.
Ser Cristão no sentido da palavra é ser seguidor de Cristo, é ser alguém que tem um estilo de vida baseado naquilo que Cristo veio fazer e ensinar a humanidade. “Ser evangélico por outro lado se tornou de certa forma mais uma religião”, me perdoem por esse tom crítico, mais ao olhar em volta e perceber o que significa ser evangélico, me vejo na obrigação de dizer que eu não sou. Prefiro sinceramente ser chamada de Cristã.
Várias igrejas evangélicas vivem cheias de práticas e rituais que não estão de acordo com o Novo testamento, com aquilo que Jesus Cristo veio nos ensinar na essência: Amor, Fé e a Graça.
Um dos pioneiros na reforma protestante Martinho Lutero foi responsável pela restauração do entendimento da salvação para os Cristãos, salvação essa através unicamente da fé.
Efésios 2.8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
Gálatas 2.16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.
Tudo que nós recebemos de Deus, inclusive a salvação que nos trás de volta a comunhão com ele vem através da Fé em Jesus Cristo.
Somente pela Fé.
Ainda bem que Lutero não está vivo para ver o que algumas igrejas tem feito com aquilo que ele tanto lutou para trazer de volta aos cristãos.
Amados irmãos isso é simples assim: pela graça somos salvos, mediante a fé, tudo é pela fé na palavra de Deus (Jesus), não é pelo sacrifício, pela rosa, pelo sal, pelo sabonete... Ou sei lá qual for o amuleto que os homens têm criado para seu próprio deleite, para fazer com quê as pessoas busquem se ligar a Deus através de algo material, físico. Sabe isso é impossível! È impossível se aproximar ou se ligar a Deus por algo material, pois Deus é Espírito, e nosso acesso a ele só é possível através da fé em Jesus; fé é algo invisível. (Hb 11.1)
Hebreus 11.6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Veja as bases da reforma protestante de Lutero e pense se temos vivido isso na essência.

Pilares da Reforma Protestante

1. Sola Scriptura (Somente a Escritura) - afirma a doutrina bíblica de que somente a Bíblia é a única autoridade para todos os assuntos de e prática. As Escrituras e somente as Escrituras são o padrão pelo qual todos os ensinamentos e doutrinas da igreja devem ser medidos. Como Martinho Lutero afirmou quando a ele foi pedido para que voltasse atrás em seus ensinamentos: "Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amém."
2. Sola Gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça) - afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça. A graça de Deus em Cristo não é meramente necessária, mas é a única causa eficiente da salvação. Esta graça é a obra sobrenatural do Espírito Santo que nos traz a Cristo por nos soltar da servidão do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual.
3. Sola Fide (Somente a Fé ou Salvação Só pela Fé) - afirma a doutrina bíblica de que a justificação é pela graça somente, através da fé somente, por causa só de Cristo. É pela fé em Cristo que Sua justiça é imputada a nós como a única satisfação possível da perfeita justiça de Deus.
4. Solus Christus (Somente Cristo) - afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus o Pai. O evangelho não foi pregado se a obra substitutiva de Cristo não é declarada, e a fé em Cristo e Sua obra não é proposta.
5. Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus) - afirma a doutrina bíblica de que a salvação é de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para Sua glória.
Espero que essa pequena semente do entendimento de ser Cristão brote com muito fervor em nosso meio, não precisamos mercadejar a salvação, vender o que é de graça, Jesus fez tudo que precisava ser feito para que tivéssemos vida e vida em abundância em comunhão com Deus nosso amado e querido Pai através da fé no seu filho.
Não seja um religioso, ou um "evangélico",seja um Cristão genuíno,siga na íntegra os ensinamentos de Cristo,seja fiel a ele e a sua palavra.
Vamos dizer não as bengalas da ignorância no evangelho e nos firmar na única rocha que pode nos salvar : Jesus (Mt 7.20-26)
O grande desafio da vida Cristã é confiar na palavra e crer no invisível.

3 comentários:

  1. Graça e paz ...Pra.Grazy!
    O que posso dizer ou comentar sobre esse texto?
    A não ser: YES!!!YES!!!YES!!!!!
    SIMPLISMENTE DÁ VONTADE DE GRITAR...ESSAS VERDADES...ASSIM COMO LUTERO FEZ.
    ESTAMOS JUNTAS NESTA FÉ.
    NANCI

    ResponderExcluir
  2. OLA MEU NOME É MAYARA SOU LIDER DE JOVEM EM MINHA IGREJA BATISTA EM STA. RITA DO PARDO MS.
    AMEI SEU ARTIGO, CONCORDO COM VC EM TUDO.
    PASSEI SUAS PALAVRAS A DIANTE EM MINHA IGREJA E CREIO QUE DEUS ATRAVES DE VC OPEROU UMA MUDANÇA NA FORMA DE COMO EU E MINHA IGREJA VIVIA, SOU GRATA A DEUS PELA SUA VIDA E SEI QUE NÃO FOI EM VÃO TER ENCONTRADO VC NA NET!!!
    DEUS TEM FORMAS MARAVILHOSAS DE NOS CHAMAR A ATENÇÃO PARA A SUA VONTADE!!!
    FIQUE NA PAZ DE CRISTO E NÃO PARE DE ESCREVER, VC É UMA BENÇÃO!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários.
    Como é bom ter o Espírito Santo.
    A Palavra diz : E conhecereis a verdade e a verdade vos libertara. Aleluia!
    Somos livres pelo sangue,
    Beijos amadas servas de Deus!

    ResponderExcluir