Há uma grande diferença entre ser Cristão
e ser religioso.
Sim ao Cristianismo, não a Religião
No Princípio da minha conversão ao cristianismo não me importava de ser chamda de religiosa, pois todos me diziam que ser “evangélico é ser religioso”, em parte isso é uma verdade.
O tempo se passou e eu comecei a estudar mais profundamente o significado de ser um Cristão, e de ser um religioso, nossa que susto!
Uma coisa nada tinha a ver com a outra, pasmem! Eu simplesmente pude compreender o que Jesus falava aos religiosos do seu tempo( Escribas e fariseus, etc.): Mt 5.20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Esses homens assim como os Judeus tinham muitas práticas religiosas baseadas na Lei do Velho testamento, mais eles nada sabiam sobre Jesus e sua graça, eles não reconheceram Jesus como filho de Deus, não entenderam que ele era o Messias que os profetas anunciaram. Foram exatamente os religiosos que assassinaram o Filho de Deus, e assim é exatamente nos dias de hoje.
Você sabe o que significa a palavra religião no original?
A palavra religião significa segundo Lactâncio, escritor cristão (m. 330 d.C.), a palavra no original vem de religare (“ligar”, “prender”).
No sentido de uma busca do homem de se religar a Deus de alguma forma, todos indistintamente buscam essa “religação”.
O evangelho é o contrário disso é Deus mostrando a ligação com o homem através de Jesus, o homem em seu raciocínio lógico busca meios de se religar a Deus, por isso tantas religiões diferentes são inventadas, a maioria se baseia em experiências e teorias humanas sobre como Deus é e o que ele deseja.Deus nos diz algo sobre isso em : Isaías 5.13 Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento;
Ele diz que o seu povo é levado cativo por lhes faltar entendimento, entendimento de quê?Entendimento sobre quem é Deus, sobre o que ele deseja e principalmente sobre seu plano perfeito para o homem.
Várias igrejas evangélicas vivem cheias de práticas e rituais que não estão de acordo com o Novo testamento, com aquilo que Jesus Cristo veio nos ensinar na essência: Amor, Fé e a Graça.
Somente pela Fé.
Ainda bem que Lutero não está vivo para ver o que algumas igrejas tem feito com aquilo que ele tanto lutou para trazer de volta aos cristãos.
Amados irmãos isso é simples assim: pela graça somos salvos, mediante a fé, tudo é pela fé na palavra de Deus (Jesus), não é pelo sacrifício, pela rosa, pelo sal, pelo sabonete... Ou sei lá qual for o amuleto que os homens têm criado para seu próprio deleite, para fazer com quê as pessoas busquem se ligar a Deus através de algo material, físico. Sabe isso é impossível! È impossível se aproximar ou se ligar a Deus por algo material, pois Deus é Espírito, e nosso acesso a ele só é possível através da fé em Jesus; fé é algo invisível. (Hb 11.1)
Hebreus 11.6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Veja as bases da reforma protestante de Lutero e pense se temos vivido isso na essência.
Pilares da Reforma Protestante
1. Sola Scriptura (Somente a Escritura) - afirma a doutrina bíblica de que somente a Bíblia é a única autoridade para todos os assuntos de fé e prática. As Escrituras e somente as Escrituras são o padrão pelo qual todos os ensinamentos e doutrinas da igreja devem ser medidos. Como Martinho Lutero afirmou quando a ele foi pedido para que voltasse atrás em seus ensinamentos: "Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amém."
2. Sola Gratia (Somente a Graça ou Salvação Somente pela Graça) - afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça. A graça de Deus em Cristo não é meramente necessária, mas é a única causa eficiente da salvação. Esta graça é a obra sobrenatural do Espírito Santo que nos traz a Cristo por nos soltar da servidão do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual.
3. Sola Fide (Somente a Fé ou Salvação Só pela Fé) - afirma a doutrina bíblica de que a justificação é pela graça somente, através da fé somente, por causa só de Cristo. É pela fé em Cristo que Sua justiça é imputada a nós como a única satisfação possível da perfeita justiça de Deus.
4. Solus Christus (Somente Cristo) - afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus o Pai. O evangelho não foi pregado se a obra substitutiva de Cristo não é declarada, e a fé em Cristo e Sua obra não é proposta.
5. Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus) - afirma a doutrina bíblica de que a salvação é de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para Sua glória.
Não seja um religioso, ou um "evangélico",seja um Cristão genuíno,siga na íntegra os ensinamentos de Cristo,seja fiel a ele e a sua palavra.
Vamos dizer não as bengalas da ignorância no evangelho e nos firmar na única rocha que pode nos salvar : Jesus (Mt 7.20-26)
O grande desafio da vida Cristã é confiar na palavra e crer no invisível.